terça-feira, 29 de março de 2011

Resumo de Literatura Brasileira

Resumo de Literatura Brasileira
Prova do dia 01/04
Literatura – A literatura surge primeiramente com os mitos antigos que tentavam explicar o mundo que nos rodeia. A mitologia ajudou a comunidade a entender os processos naturais que afetaram suas vidas. Literatura pode ser definida como qualquer texto. É o estudo das manifestações literárias;
Mito do Prometeu – Ler na página 8 (Teogonia);
Critério Histórico – O que determina se um texto é literário ou não é o momento histórico. Assim o que é escrito em um período especifico é chamado de período histórico;
Literariedade – são textos que exploram os mais diferentes recursos linguísticos.
Figuras de Linguagem - É uma forma de expressão que consiste no emprego de palavras em sentido figurado, isto é, em sentido diferente daquele que convencionalmente são empregadas.
Metáfora - É a figura de linguagem que consiste no emprego de uma palavra com sentido que não lhe é comum ou próprio, sendo esse novo sentido resultante de uma relação de semelhança entre dois termos.
Metonímia - substituição de uma palavra por outra, havendo entre ambas algum grau de semelhança.
Assonância - Ocorre assonância quando há repetição da mesma vogal ao longo de um verso ou poema. (aparece tanto no início das palavras, como no meio delas.)
Aliteração - Ocorre aliteração quando há repetição da mesma consoante ou de consoantes similares, geralmente em posição inicial da palavra.
Elipse - Ocorre elipse quando omitimos um termo ou oração que facilmente podemos identificar ou subentender no contexto.
Paranomásia - Ocorre paronomásia quando há reprodução de sons semelhantes em palavras de significados diferentes. (exemplo: Berro pelo aterro pelo desterro berro por seu berro pelo seu erro ).
Polissíndeto - Ocorre polissíndeto quando há repetição enfática de uma conjunção coordenativa mais vezes do que exige a norma gramatical (geralmente a conjunção e). (exemplo: E seremos passageiros à noite; E veremos a cidade em trapos; E veremos o vazio do céu.).
Pleonasmo - Usado como um recurso estilístico, enriquece a expressão, dando ênfase à mensagem. (exemplo: subir para cima / entrar para dentro / repetir de novo.).
Hipérbato - Ocorre quando há alteração ou inversão da ordem direta dos termos na oração, ou das orações no período. (exemplo: Ouviram do Ipiranga as margens plácidas que muda para As margens plácidas do Ipiranga ouviram).
Antítese - Ocorre quando há aproximação de palavras ou expressões de sentidos opostos. (exemplo: A incerteza de tudo na certeza de nada.)
Eufemismo - Ocorre eufemismo quando uma palavra ou expressão é empregada para atenuar uma verdade tida como penosa, desagradável ou chocante.
Hipérbole - Ocorre quando há exagero da expressão com o intuito de realçar uma ideia. (Hoje eu quase morri de rir na aula do filósofo Moreto).
Ironia - Consiste em dizer o contrário do que se está pensando, intenção de ridicularizar.
Prosopopéia - Consiste em dar características de seres animados a seres inanimados ou ainda dar características humanas a animais ou objetos. (Exemplo: O sol abraça o meu corpo).

terça-feira, 22 de março de 2011

Imprimir

Os resumos são feitos de todas as coisas que você provavelmente já tem no caderno ou no livro... Uma das razões que eu faço eles é para que seja mais fácil do que ficar lendo a apostila ou o caderno. Sempre no dia de cada prova eu imprimo o resumo para que eu vá de casa para a escola estudando assim fica mais fácil lembrar na hora da prova.
Quando puder imprimam, é mais fácil de memorizar J

Resumo de Português

Resumo de Língua Portuguesa – UT1 – Prova dia 25/03
Coisas necessárias para se analisar na interpretação de texto:
·         Titulo;
·         O tema do texto;
·         A intenção;
·         Foco narrativo;
·         O gênero textual. (na prova o gênero textual será o conto).

Ato Comunicativo – O emissor manda a ‘’mensagem’’ para o interlocutor;
Interlocutor – Leitor ou receptor;

Funções de Linguagem
Conativa ou Apelativa – Usada para vender alguma coisa ou convencer o leitor a acreditar em alguma coisa;
Poética – Será identificada poética quando houver a presença de versos, caso não haja versos pode ser identificada também pela forma que é escrita;
Emotiva ou Expressiva – É escrito de uma forma que demonstra um ‘’sentimento’’;
Metalinguística – Definição ou explicação de uma coisa ou uma palavra;
Fática – Tem dialogo ou comunicação presentes no ‘’texto’’;
Informativa – Objetiva.

Uso de regras dos Porquês:
POR QUE os preços aumentaram? (Foi usado por que separado porque foi uma pergunta DIRETA)
Os preços aumentaram POR QUÊ? (Foi usado por quê separado e com acento porque foi uma pergunta direta perto do ponto final)
Gostaria de saber POR QUE os preços aumentaram. (Foi usado por que separado porque é uma pergunta indireta)
PORQUE a inflação aumentou. (Foi usado porque junto porque estava sendo dada uma explicação ou o motivo)
Não sei o PORQUÊ do aumento. (Foi usado porquê com acento e junto porque há presença de um substantivo)
Sendo assim entendemos...
Que é usado POR QUE quando é uma pergunta direta ou indireta;
Que é usado POR QUÊ quando é uma pergunta direta próxima do ponto final;
Que é usado PORQUE quando esta se explicando alguma coisa ou dizendo o motivo do acontecido;
Que é usado PORQUÊ quando a presença de um substantivo.

Mau e Mal:
Uma regra simples para saber quando se deve usar Mal ou Mau é lembrar-se sempre que Mal opõe-se a Bem e Mau opõe-se a Bom. Sempre que tiver dúvidas sobre qual termo usar, substitua Mal ou Mau pelo seu oposto que a forma correta ficará clara.

Dicas dadas pela Professora:
·         Análise as imagens com atenção;
·         Quando houver uma pergunta a sua resposta tem que ser objetiva e clara.

quinta-feira, 17 de março de 2011

Acessos ...

Dae galera ... então ... hoje no blog foram mais de 100 acessos ... continuem divulgando e eu sempre continuarei fazendo e postando os resumos ... espero que eu esteja ajudando ! :D Na próxima semana estarei postando um resumo de Português para a prova do dia 25/03

Resumo de História UTs 1, 2 e 3 ... estudem ...

Resumo da Matéria de História
Unidade 1 – Introdução aos estudos da História
Importância da História – Reconhecer origens;
- Buscamos situar-se no tempo, no espaço e na memória, a história aponta origens e analisa processos etc.
Processo Histórico – Práticas e ações humanas ordenadas e estruturadas de forma racional, com o objetivo de compreender o passado. Fatos interligados, não sucessão de causa e consequência;
Sujeito Histórico – Anônimos fazem também parte da História, todos nós somos sujeitos históricos;
Historicidade – Conjunto de fatores que caracterizam uma determinada época;
Historiografia – Escrever a História;
Cidadania – Qualidade de quem é cidadão, deveres e direitos na sociedade;
Cultura – Estudo das realizações humanas ao longo do tempo;

Unidade 2 – Primeiras Comunidades
Revolução Agrícola – A disponibilidade de alimentos oferecida pela agricultura permitiu a sedentarização e de modo indireto o aumento demográfico. Também houve mudanças em relação a divisão das tarefas e a participação feminina nas atividades agrícolas. A mulher criou os primeiros recipientes tecendo cestas e dando formas aos primeiros vasos de barro;

Unidade 3 – Mesopotâmia
Mesopotâmia – O norte da mesopotâmia é uma região formada por planícies e colinas, já no sul predominam as planícies.
§  Desenvolvimento de diversas civilizações (Sumérios, Babilônios, Assírios e Caldeus);
§  Foi dividido em grupos privilegiados (menos numerosos) e os não privilegiados (mais numerosos);
Entre os privilegiados estavam os sacerdotes, a nobreza, os soldados, os grandes proprietários de terras e os grandes comerciantes. Os reis estavam acima de todos.
Resumindo, após sucessivas levas de invasões e substituições de governantes, a organização social mesopotâmica permaneceu inalterada, sempre permaneceu a desigualdade;
Teocracia – Governo com as ações políticas aliadas as religiosas;
Organização burocrática, funcionários tinham o objetivo de cobrar impostos, promover obras publicas e exércitos;
Religião Politeísta acreditavam em vários deuses;
 Culto Antropomórfico - Deuses poderiam assumir a forma humana;
v  Conhecimentos matemáticos e astrológicos;
v  Técnicas na construção.
Economia – Agricultura de base, as autoridades das cidades-estados controlavam as terras cultiváveis. Cobrança de impostos (distribuição de água), artesanato (tecelagem e escultura), comércio.
v  Progressivamente, devido ao desenvolvimento da matemática, sistemas de pesos e medidas foram criados para as transações comerciais, no intuito de evitar fraudes.
Zigurades – Templos religiosos usados também como silos para armazenar grãos e observatórios astronômicos.
v  Portais em homenagem aos deuses;
v  Cidades muradas;
v  Desenvolvimento da Astronomia – calendários, zodíaco.
Religião influenciando a vida cotidiana e desenvolvendo técnicas;
‘’ Olho por olho, dente por dente’’ – Lá se você é um engenheiro e constrói uma casa, se essa casa desabar e alguem morrer você será morto. Se você matar um escravo de outra pessoa você terá que repor com outro escravo;

Resumo de Biologia Atualizado ...

Biologia – Prova 1 – 18/03
ATENÇÃO, MUDANÇAS NO RESUMO FORAM FEITAS, NA AULA DE HOJE O PROFESSOR DISSE VÁRIAS COISAS QUE NÃO IRAO CAIR NA PROVA, O QUE NÃO VAI CAIR NA PROVA EU TIREI, ABAIXO ESTA O RESUMO DE BIOLOGIA CERTO.

- Origem da vida UT1
Abiogênese – Diz que a vida vem da matéria bruta, a partir de uma força vital. Ex.: rãs e crocodilos surgiam da lama dos pântanos.
Biogênese –  Possui duas hipóteses: a Autotrófica (diz que o primeiro ser vivo produzia seu próprio
          alimento) e a Heterotrófica (diz que o primeiro ser vivo não produzia seu próprio alimento).
          Volta da Abiogênese – Aperfeiçoamento da microscopia fez com que pesquisadores enxergassem Bactérias e protozoários em vários elementos ate mesmo na água da chuva e isso fortaleceu de novo a teoria da abiogênese.
Gradual evolução molecular – Thomax Huxley acreditava que a vida teria surgido de uma gradual evolução molecular.
- Oparin - Afirma que a Terra já teve uma atmosfera primitiva, formada por hidrogênio, vapor d’água, metano e amônia.
 Afirma que os primeiros seres vivos não eram autótrofos porque a atmosfera terrestre onde eles surgiram não tinha gás carbônico para ser feita a fotossíntese.
Afirma que os primeiros seres vivos, conhecidos por coacervados, não eram células, mas sim um aglomerado molecular tão simples que não poderiam ser chamados de células.
Coacervados Incorporavam moléculas orgânicas, tornado-se mais complexos. Com o passar do tempo surgira uma membrana e com essa membrana as moléculas eram capazes de se duplicar gerando as protocélulas. Esses seres vivos ficaram no meio aquoso e a água era a coisa mais fundamental para que pudessem ocorrer as suas atividades (a água dificulta a passagem da radiação ultravioleta que era muito intensa na terra primitiva).
Hipótese Autotrófica – não é válida segundo o professor.

- Composição dos seres vivos ... IMPORTANTÍSSIMO SOBRE A ÁGUA, RECOMENDAÇÃO DO PROFESSOR É QUE DECORE ESSES 5 PONTOS SOBRE ELA...

-          Solvente Universal: a maioria das reações químicas presentes nos seres vivos precisa estar em meio aquoso para acontecer.
-          Meio de Transporte: transporta, através do sangue compostos para quase todas as células do corpo.
-          Alto Calor Específico: ajuda a manter a temperatura dos seres vivos mais estável.
-          Redutor de Atrito: atua como um “lubrificante” entre algumas partes do corpo, amenizando choques e lesões.
-          Varia de Acordo Com a Idade: quanto mais velhos ficamos menos água retemos em nosso corpo.


Principais funções de alguns sais minerais:
Cálcio – Atua na formação dos ossos e dos dentes, na coagulação sanguínea e na contração muscular;
Ferro – Formação da Hemoglobina e está presente nas hemácias para o transporte de gases no sangue;
Iodo – ATENÇÃO, IODO NÃO CAIRA NA PROVA;
Magnésio – Atua no relaxamento muscular;
Cloro – NÃO CAIRA NA PROVA;
Sódio - ajuda no impulso nervoso e mantem o balanço hídrico no nosso corpo.

·         Compostos Inorgânicos (sem carbono): Sais e Água;
·         Compostos Orgânicos (com carbono): Carboidratos, Lipídios, Proteínas, Ácidos Nucléicos e Vitaminas.

Molécula polar – Pólo positivo de um lado e negativo de outro (um exemplo é o H20, em cima fica 0 negativo e em baixo os dois hidrogênios positivos)
Queratina – A queratina é apolar porque ela não se mistura com a água, a nossa pele contem moléculas apolares, se não tivesse toda a água que entrasse em contato com o nosso corpo entraria nele.

- Carboidratos
-          Monossacarídeos: formados por apenas uma molécula. Ex.: pentoses como a desoxirribose e a ribose e hexoses como a glicose e a frutose.
-          Oligossacarídeos ou Dissacarídeos: formados por duas moléculas juntas. Ex.: sacarose (açúcar caseiro) e maltose.
-          Polissacarídeos: formados por muitas moléculas juntas. Ex.: amido, glicogênio, celulose e quitina.
Possuem 3 funções:
Energética – Atuam como principais combustíveis celulares (glicose e frutose);
Estrutural – Entram na constituição da parede celular das plantas (celulose e quitina);
Genética – Componentes essenciais dos ácidos nucléicos a ribose e a desoxirribose.

- Lipídeos

·         São compostos normalmente longos;
·         São compostos apolares – hidrofóbicos;

Cerídeos – Ceras (graxa);
Glicerídeos – Óleo e gordura;
Fosfolipídios – Membrana celular;
Esteróis – Colesterol e esteróides.

ü  Os lipídeos desempenham diferentes funções biológicas. Atuam na reserva energética de diversos organismos, são componentes estruturais das membranas celulares, agem como isolante térmico e elétrico e também pode apresentar função hormonal.

- Colesterol
LDL – É considerado o colesterol ruim ele é o que faz com que a gordura grude nos vasos sanguíneos;
HDL – É considerado o colesterol bom, ele é responsável por limpar as artérias e as veias tirando a gordura ‘’grudada’’.
ü  O excesso de LDL provoca a chamada Aterosclerose que é o entupimento de veias que acaba gerando a Hipertensão que gera o aumento da velocidade do sangue que gera um derrame que por fim gera um infarto podendo levar a morte.

O PROFESSOR DISSE TAMBEM QUE É IMPORTANTE ESTUDAR A TABELA SOBRE GLICOSE QUE ELE PASSOU NO CADERNO.

                                                                                                            Boa Prova a todos ...

quarta-feira, 16 de março de 2011

Primeira Postagem

Aqui no blog Matéria Estudada eu vou postar resumos das matérias que nao sejam de calculo para quem quiser estudar de uma maneira mais fácil, tudo o que é escrito é baseado no livro didático e nas aulas.
Geralmente 3 dias antes de cada prova eu postarei um resumo.