terça-feira, 29 de março de 2011

Resumo de Literatura Brasileira

Resumo de Literatura Brasileira
Prova do dia 01/04
Literatura – A literatura surge primeiramente com os mitos antigos que tentavam explicar o mundo que nos rodeia. A mitologia ajudou a comunidade a entender os processos naturais que afetaram suas vidas. Literatura pode ser definida como qualquer texto. É o estudo das manifestações literárias;
Mito do Prometeu – Ler na página 8 (Teogonia);
Critério Histórico – O que determina se um texto é literário ou não é o momento histórico. Assim o que é escrito em um período especifico é chamado de período histórico;
Literariedade – são textos que exploram os mais diferentes recursos linguísticos.
Figuras de Linguagem - É uma forma de expressão que consiste no emprego de palavras em sentido figurado, isto é, em sentido diferente daquele que convencionalmente são empregadas.
Metáfora - É a figura de linguagem que consiste no emprego de uma palavra com sentido que não lhe é comum ou próprio, sendo esse novo sentido resultante de uma relação de semelhança entre dois termos.
Metonímia - substituição de uma palavra por outra, havendo entre ambas algum grau de semelhança.
Assonância - Ocorre assonância quando há repetição da mesma vogal ao longo de um verso ou poema. (aparece tanto no início das palavras, como no meio delas.)
Aliteração - Ocorre aliteração quando há repetição da mesma consoante ou de consoantes similares, geralmente em posição inicial da palavra.
Elipse - Ocorre elipse quando omitimos um termo ou oração que facilmente podemos identificar ou subentender no contexto.
Paranomásia - Ocorre paronomásia quando há reprodução de sons semelhantes em palavras de significados diferentes. (exemplo: Berro pelo aterro pelo desterro berro por seu berro pelo seu erro ).
Polissíndeto - Ocorre polissíndeto quando há repetição enfática de uma conjunção coordenativa mais vezes do que exige a norma gramatical (geralmente a conjunção e). (exemplo: E seremos passageiros à noite; E veremos a cidade em trapos; E veremos o vazio do céu.).
Pleonasmo - Usado como um recurso estilístico, enriquece a expressão, dando ênfase à mensagem. (exemplo: subir para cima / entrar para dentro / repetir de novo.).
Hipérbato - Ocorre quando há alteração ou inversão da ordem direta dos termos na oração, ou das orações no período. (exemplo: Ouviram do Ipiranga as margens plácidas que muda para As margens plácidas do Ipiranga ouviram).
Antítese - Ocorre quando há aproximação de palavras ou expressões de sentidos opostos. (exemplo: A incerteza de tudo na certeza de nada.)
Eufemismo - Ocorre eufemismo quando uma palavra ou expressão é empregada para atenuar uma verdade tida como penosa, desagradável ou chocante.
Hipérbole - Ocorre quando há exagero da expressão com o intuito de realçar uma ideia. (Hoje eu quase morri de rir na aula do filósofo Moreto).
Ironia - Consiste em dizer o contrário do que se está pensando, intenção de ridicularizar.
Prosopopéia - Consiste em dar características de seres animados a seres inanimados ou ainda dar características humanas a animais ou objetos. (Exemplo: O sol abraça o meu corpo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário