quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Matéria de Geografia

Matéria de Geografia

Unidades 9, 10 e 12



A atmosfera terrestre se constitui por muitos gazes que envolve a terra e estão em camadas que estão sobrepostas em cerca de milhares de quilómetros de altitude.

Com a luz e o calor do sol recebidos 19% é absorvido pelo ozónio e pelo vapor água, 30% é refletido pelas nuvens e pela superfície terrestre de volta ao espaço e 51% é absorvido pela superfície do planeta Terra.

O tempo é o estado da atmosfera em determinado momento e em determinado lugar, já o clima é os registros das características do tempo atmosférico de um local.

Elementos que compõem um clima são a radiação, temperatura, umidade do ar, precipitação, padrão de ventos, nebulosidade e pressão atmosférica, e suas variações estão diretamente relacionadas a influencia exercida por vários fatores como latitude, altitude, configuração do relevo, maritmidade, continentalidade etc.

Temperatura e pressão atmosfera variam devido a latitude. Quanto mais perto do equador mais alta será a temperatura. Relevo e altitude interferem na temperatura, quando a altura aumenta a temperatura diminui 1®C. As correntes oceânicas também influenciam na temperatura pois controlam a temperatura do ar. A temperatura varia conforme o lugar e com o decorrer do dia, mais alguns fatores interferem nisso, tais como: quantidade de insolação, natureza da superficie, distancia dos corpos hídricos, relevo etc.

Variação de temperatura – a variação diária é maior no interior dos continentes que nas proximidades do mar. A temperatura mínima ocorre as 6h da manhã e a máxima ocorre ao meio dia.

Pressão Atmosférica – é a força que o peso do ar exerce sobre a superfície terrestre e pode ser medida por meio do barômetro. Suas variações: Quanto maior a proximidade em relação ao nível do mar, maior é o volume dos gases sobre a superfície e em consequencia mais alta é a pressão atmosférica. Reduzindo-se em 1mm a cada 10 ou 11 metros de altitude. “Quando a temperatura aumenta, o ar se dilata e fica mais leve, dando origem ás áreas de baixas pressões. Quando a temperatura diminui, o ar se comprime e fica mais denso, dando origem as áreas de altas pressões”.

Tipos de ventos:
Planetários ou constantes –
Sopram o ano todo. Alísios: ventos que sopram dos trópicos para o equador que quando sobem originam os contra-alísios, que sopram do Equador para os trópicos. Ventos polares: frios que sopram dos polos para as latitudes médias. Jet-stream: corrente de jato, formam-se no contato entre o ar frio e o ar quente, alta velocidade.
Continentais ou periódicos – Monções: acontecem por causa de diferenças de aquecimento e resfriamento entre o continente e o Oceano Indico. Brisas: sopram durante o dia, do mar para o continente e, durante a noite, do continente para o mar.
Ciclônicos – São ventos que sopram em torno de baixa pressão, velocidades de até 300 km/h.

Massas de ar – são porções da atmosfera que apresentam características particulares de temperatura, umidade e pressão. As principais massas são: Massas polares (região polar artica e outro na antartica), Massas tropicais (podem ser continentais ou maritmas) e Massas equatoriais (localizadas na zona equatorial, elevadas temperaturas e baixas pressões.

Superfície frontal – E uma zona de transição, estreita e inclinada, na qual os elementos metereológicos variam mais ou menos abruptamente.

Classificação genética, qualitativa ou dinâmica -  Nesse caso a de maior prestigio é a Classificação Climática de Strahler. Essa classificação se fundamenta em dois critérios: as características das massas de ar dominantes em uma região e o regime de precipitações. É eficiente pois considera o que há de mais dinâmico no clima.

Classificação quantitativa, empírica ou analítica – Usa como métodos levantamentos estatísticos de temperaturas, de volume de chuvas, de secas e outros. A mais utilizada é a de Köppen-Geiger. Essa classificação é a combinação de letras, designando as principais características de cada clima.

Massas de ar que atuam no Brasil:
Massa equatorial atlântica (mEa), massa equatorial continental (mEc) e massa tropical atlântica (mTa)
são quentes e umidas mais atuam em diferentes áreas do Brasil. Já a Massa tropical continental (mTc) é quente e seca e a Massa polar atlântica (mPa) é fria e umida.

“As características relacionadas á temperatura e a precipitação de cada tipo climático podem ser representadas em um CLIMOGRAMA, isto é, uma representação gráfica de temperatura e da precipitação”.

A concentração de determinados gases na atmosfera pode ser caracterizada como poluição ou contaminação do ar. A contaminação está relacionada a presença de seres parogênicos que provocam doenças, ou substancias em concentração nocivas ao ser humano.

Protocolo de Kyoto – Principal documento que visa a diminuição da emissão de gases poluentes na atmosfera. Esse protocolo foi o primeiro documento em que a maioria dos países desenvolvidos se comprometeu a reduzir suas emissões de gases poluentes.

Efeito estufa – A potencialização do efeito estufa pode conduzir a um aumento significativo da temperatura do ar, o que originaria consequências desastrosas para a sociedade, alterando o clima, provocando um aquecimento global que contribuiria para o derretimento das calotas polares, aumentando o nível das águas do mar, afetando consideravelmente a ocupação das áreas costeiras. A concentração desses gases não permite que o calor que aquece a atmosfera se dissipe no espaço, fazendo com que permaneça na troposfera, contribuindo para o aumento da temperatura do ar.


El niño – O fenómeno representa o aquecimento anormal das águas superficiais e subsuperficiais do oceano pacifico equatorial, alterando assim a interação entre atmosfera, oceano e radiação solar. A circulação atmosférica é afetada, interferindo na distribuição de chuvas nas regiões tropicais.

La Niña – Corresponde ao resfriamento das águas superficiais e subsuperficiais do Oceano Pacifico Equatorial, provoca também alterações no comportamento climático.

Chuva ácida – Óxidos de nitrogénio originam-se do uso de combustíveis fosseis e poluentes industriais, na atmosfera eles e o dióxido de enxofre se misturam com o hidrogênio em forma de vapor d’agua o que resulta em chuvas ácidas.

Ilhas de Calor – Fenómeno que envolve a temperatura do ar e caracteriza-se pelo aumento da temperatura na área central de uma grande cidade, se comparada com por ex uma área rural.

Um comentário:

  1. AE, mas uma vez o blog salvando o pessoal! Ainda mais dessa confusão com as unidades! VIDA LONGA E PRÓSPERA AO BLOG! -HAHA

    ResponderExcluir