quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Matéria de Geografia

Matéria de Geografia

PROVA DIA 21/11

Teoria Malthusiana – Afirmava que, se não houvesse guerras, epidemias, catástrofes naturais que fizessem aumentar a taxa de mortalidade, a população dobraria a cada 25 anos. E a produção de alimentos em um determinado momento seria insuficiente para alimentar a população.

Teoria Neomalthusiana – Explicava que a pobreza, a fome e a miséria eram decorrentes de uma população numerosa. Assim, a solução estaria no controle demográfico.

Teoria Ecomalthusiana – Prioriza a relação do rápido crescimento populacional e o uso dos recursos naturais, enfocando os prejuízos impostos ao ambiente.

Teoria Reformista – Considerava-se que a miséria era a principal causa do intenso crescimento populacional.

Finalidade do conhecimento da população – É necessário o conhecimento da estrutura da população para que os governos de um município, estado e um país planejem as ações governamentais para minimizarem os problemas e melhorarem as condições de vida dessa população.

Pirâmide Etária – Gráfico específico que retrata a quantidade de habitantes distribuídos por faixa etária e por sexo.

Pirâmide Etária de Países Desenvolvidos – Com bases mais estreitas que indicam menos quantidade de jovens, com predomínio de adultos, e vértices mais largos indicam a presença de idosos na população.

Pirâmide Etária de Países Subdesenvolvidos – As pirâmides de bases mais largas e topos estreitos indicam predomínio de jovens e baixas expectativas de vida.

População Absoluta é o número total de habitantes. Já a população relativa é a relação entre o total de habitantes, determinando assim sua densidade demográfica.

Taxa de Natalidade – é calculado a partir do número de nascidos vivos e a população total em um ano, em um determinado município, estado, país ou uma determinada região.

Taxa de Mortalidade – O quociente entre o número de mortes ocorrido e a população total em um ano.

* O crescimento vegetativo ou natural é calculado pela diferença da taxa de natalidade e a taxa de mortalidade ocorrida em um ano.


IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é um índice que serve de comparação entre os países, com objetivo de medir o grau de desenvolvimento econômico e a qualidade de vida oferecida à população. O relatório anual de IDH é elaborado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), órgão da ONU. Este índice é calculado com base em dados econômicos e sociais. O IDH vai de 0 (desenvolvimento humano baixo) a 1 (desenvolvimento humano total). Quanto mais próximo de 1, mais desenvolvido é o país. Este índice também é usado para apurar o desenvolvimento de cidades, estados e regiões. No cálculo do IDH são computados os seguintes fatores: educação (anos médios de estudos), longevidade (expectativa de vida da população) e Produto Interno Bruto per capita.

Setor Primário – Atividades relacionadas a extração de matéria prima para a transformação em produtos primários, envolvendo a agropecuária, a caça, a pesca os extrativismos vegetal, animal e mineral não industrializados.
Setor Secundário – Envolve atividades do setor industrial, como a produção de bens de consumo, máquinas e equipamentos, geração de energia e construção civil.

Setor Terciário – São atividades que envolvem o comércio em geral e a prestação de serviços pessoais ou comunitários, a outras pessoas, como nas áreas de saúde e de educação.

População economicamente ativa (PEA) – População que trabalha no setor formal.

População economicamente inativa (PEI) – Pessoas que estão na economia informal, os desempregados ou aposentados, donas de casa, pensionistas, detentos ou estudantes.

Coeficiente de Gini – É um índice internacional utilizado para retratar a desigualdade da distribuição de renda de um determinado país. Esse índice varia entre zero e um. Quanto mais próximo de zero, menor é a desigualdade de distribuição de renda de um País. Quanto mais próximo de um, maior é a concentração de renda.

Empregado – Pessoa que trabalha (pode ter registro ou não em carteira de trabalho).

Autônomos – Trabalhadores que desenvolvem uma determinada atividade e não tem empregados.

Empregadores – Pessoas que exercem uma atividade econômica, donos de empresa com empregados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário